terça-feira, 28 de outubro de 2008

TEMA: GINCANA BÍBLICA

ESCOLA: C.E. Nascimento de Moraes.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Agosto e setembro de 2008
PÚBLICO A SER ENVOLVIDO: Alunos de 5ª e 6ª Série, professores, coordenadores e gestores.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Gincana Bíblica visa o desenvolvimento das inteligências múltiplas; conhecimentos gerais, raciocínio lógico, humanismo, cidadania, trabalho em equipe, bem como celebrar de maneira mais dinâmica a Bíblia aprendendo sobre ela de forma mais criativa.
OBJETIVOS
Despertar para os valores humanos como justiça, fraternidade, autenticidade, respeito, amor e solidariedade, a partir de conhecimentos Bíblicos, buscando o exercício consciente da cidadania através de ações solidária.
Identificar a presença do transcendente na vida pessoal, familiar e na sociedade, evidenciando as potencialidades e as limitações próprias do ser humano.
MÍDIAS UTILIZADAS
Vídeos.
Internet.
Laboratório de Informática.
Impressora.
Câmara Digital.
Sistema de Som.
Bíblia.
TV, CDs e DVDs.
MicroSysten.
DINÂMICA DA ATIVIDADE
Exibição de vídeos para sensibilização e introdução ao conteúdo.
Leitura e interpretação do “Soneto 11” de Luís Vaz de Camões e da música Monte Castelo do Legião Urbana.
Leitura de texto bíblico, reflexão e apresentação de mensagens na oração matinal da escola.
Formação de equipes.
Montagem e pesquisa do questionário no Laboratório de Informática.
Criação de poesias, paródias e dissertações.
Estudo da 1ª Carta de São Paulo aos Coríntios.
Levantamento dos alunos, que já utilizam e-mail, orkut e blog.
Criação do Blog para divulgação do Projeto.
Arrecadação de alimentos não perecíveis.
PRODUTO FINAL:
Culminância da Gincana no dia 26 de setembro de 2008
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e levará em conta a criatividade e participação do aluno.
REGRAS GERAIS
1. Colheita de produtos alimentícios não perecíveis. 2. Definir as instituições que serão contempladas com a doação; 3. A torcida mais organizada. (Criar Grito de Guerra) 4. Definir as cores de cada EQUIPE.
5. Definir o Slogan da Gincana.
6. Encerramento com entrega de medalhas (troféu).
7. Quem sabe mais - Esse é um jogo dinâmico de perguntas e respostas. Cada equipe escolhe dois representantes para participar e responder as questões. O quadro de perguntas consta de 04 perguntas para cada equipe.
È bom lembrar que durante as perguntas o público da platéia não deve “soprar” a resposta, pois isso acarreta a perda dos pontos equivalentes ao da questão para a equipe da série da qual o aluno “dedo-duro” pertence.
Ainda deve-se esclarecer que o chute e o “não saber responder” não acarreta perda dos pontos. No início do jogo há um sorteio para se decidir à ordem de escolha das perguntas. Essa ordem se manterá até o fim de cada bateria de perguntas. Em caso de empate, há a questão de desempate.
Obs. Cada equipe prepara antecipadamente, o que cada participante vai apresentar:
As equipes têm o direito de convidar professores e funcionários para fazerem parte da equipe, se os escolhidos estiverem disponíveis. A gincana tem início às 08h: 30 min com o recebimento dos alunos no auditório da Escola com abertura e momento de oração. A partir daí as equipes se encaminham ao seu espaço no Auditório, onde têm início as provas de salão.
TAREFAS ANTECIPADAS
Música: Escolher uma música e cantar em forma de coral com acompanhamento instrumental.
Poesia: Declamar uma poesia sobre a Bíblia (decorada).
Dissertação: Apresentar uma dissertação sobre a Bíblia.
Dança: Apresentar uma coreografia com músicas temáticas.
Paródia: Apresentar uma paródia (música religiosa).
Apresentar um grito de guerra.
Apresentar um candidato a prefeito com sua proposta de governo.
Arrecadação de alimentos não perecíveis.
TAREFAS RELÂMPAGOS
DINÂMICA – Consiste em que o coordenador faz uma pergunta e um participante de cada equipe escolhe a resposta num emaranhado de fichas no chão. Ganha a pontuação quem encontrar primeiro.
Caça na farinha: Um participante por equipe. Os participantes terão que caçar com a boca duas azeitonas mergulhadas na farinha sem o uso das mãos.
Formação de palavras: Um participante de cada equipe. (o coordenador mostra a palavra) e cada participante deve formá-la com as letras disponibilizadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ROMI, Auth. Iniciação à leitura da Bíblia. São Paulo, Paulinas, 2007
WOLFGANG, Gruen. Pequeno vocabulário da Bíblia. São Paulo, Paulus, 1997.
_______. Bíblia em comunicação. Paulinas/COMEP, 2005.

6 comentários:

Onice Sousa disse...

Muito bem garotas, mandando ver, parabéns pelo trabalho.

Vamos em frente.
Uma sugestão: Vamos colocar os alunos para fazer visitas e comentários?

Abraços.
Onice

luna disse...

eu achei a gincana desse ano melhor do que a do ano passado por que foi mais organizada todo mundo da escola se empenhou todo mundo gostou dessa gincana

juliana disse...

eu achei muito interessante por que a gincana falou da biblia e de deus.

felipe disse...

essa gincana foi muito loka
tão de parabems
!!!!!!!!!!!!!
faloooooooooo

juliana disse...

eu achei muito interessante por que a gincana falou muito bem de deus e teve muitas bricadeiras e muito mais coisas.

Projeto Beira Rio disse...

ops... era isso mesmo que eu estava procurando!

Tenho um projeto social (www.projetobeirario.blogspot.com) que já está encerrando-se, porém os jovens NÃO querem férias!!! hehhe_ e isso é positivo...

Então pensei em trabalhar noções biblicas com eles através de uma gincana de verão! parecida com a sua.

Então se você puder me ajudar a montar uma... pretendo iniciar em Dezembro a gincana e termina-la em Fevereiro... com encontros aos domingos!

...

Vamos interagir.. deixe sua resposta
direto no blog do Projeto Beira Rio

_ Carla Gisele - Ubatuba/SP